UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Atelies Integrados
Aluno (a): _conceição José dos Santos Teixeira_
Professor: Vinicius
Pólo: ______Uruana
• vídeo escolhido: O vídeo que escolhi foi do Polo de Alexânia
Titulo do vídeo: Cidade dos Mortos.
Discrição do vídeo: O vídeo mostra um cemitério onde não consegui detectar a parte de áudio, mas a visual mostra um cemitério com muitas catacumbas e algumas com jazidos muito bonitos deu pra perceber que neste lugar pode ser analisado muita coisa como obra de arte, arquitetura, cores, esculturas, equilíbrio, etc
• Texto escolhido: “Da Vez Primeira...”
Antologia poética de Mário Quintana.
Justificativa:
Escolhi esse texto, pois quando olhei as instruções fiquei atenta em como seria a execução do trabalho. Percorrendo os vídeos, olhando os temas e pensando em que poesia poderia combinar. Foi quando passei pelo vídeo Cidade dos Mortos me lembrei do último livro que tinha lido e nele tinha muitas poesias onde me lembra a morte, cemitério, etc. também escolhi esse texto, pois acho que ele se identifica muito com minha vida. Nela fala que nos vamos morrendo aos poucos, estou em uma fase terminal da minha vida. Pelo menos uma etapa eu cumpri. Ano que vem vou sair da escola e sei que para mim será mais uma perda, pois 30 anos é uma vida, já tenho essa sensação de perda de morte. Sei que as pessoas não são tratadas da mesma forma, quando não estão no quadro dos ativos em uma escola. Vejo exemplo dos meus colegas, um dos motivos de estar fazendo esse curso é para tentar suprir um vazio que eu já posso sentir por antecipação, é uma angústia muito grande, pois como no texto que escolhi eu já tive muitas perdas muitas, estradas poderiam ter sido trilhadas ou deixadas de trilhar, mas na vida da gente é assim, assim para todo mundo. Vamos perdendo, morrendo desde quando nascemos na morte já estamos vazios de muitas coisas uma delas é a juventude. Ainda bem que estamos cheios de experiências, esperanças e isso que nos anima...
Da Vez Primeira...
Da vez primeira em que me assassinaram
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha...
Depois, de cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha...
E hoje, dos meus cadáveres, eu sou
O mais desnudo, o que não tem mais nada...
Arde um toco de vela, amarelada...
Como o único bem que me ficou!
Vinde, corvos, chacais, ladrões da estrada!
Ah! Desta mão, avaramente adunca,
Ninguém há de arrancar-me a luz sagrada!
Aves da Noite! Asas do Horror! Voejai!
Que a luz, trêmula e triste como um ai,
A luz do morto não se apaga nunca!
Quintana, Mário 1906-1994
Antologia poética/ Mário Quintana;
Seleção e apresentação de Walmir Ayala.
5.ed – Rio de Janeiro: Ediouro, 1997
poético;
• A carta produzida no Encontro Presencial;
Nova Glória, 07 de Agosto de 2010
Queridos leitores
Por meio desta quero informar que em relação a minha cidade eu considero que sou importante como cidadã que a compõe, mas também tento me dedicar o máximo desempenhando o meu papel como educadora, artista plástica, catequista, mãe de família, etc. sou bem reconhecida pelos trabalhos que realizo e quando tento valorizar, incentivar, divulgar os novos talentos mais consigo seguidores quando vou desenvolver um determinado projeto. Trabalho em um Colégio onde acolhe os adolescentes da cidade, e aqui não temos opção de participar de quase nada em relação a cultura, pois é uma cidade pequena, eu acho que esse é o motivo de todos os eventos que realizo ser bem aceito não somente pelos alunos, mas toda comunidade. Talvez por causa desse ligamento cultural que estou inserida também favorecesse minha parte financeira que é sucesso as lojas que minha família pertence.
Às vezes eu me sufoco na minha cidade como sempre fui apaixonada por arte e lá nunca teve pessoas para que eu pudesse aprender. Uma das coisas reais é essa faculdade que era meu sonho de adolescente e só agora posso realizar e isso só foi possível por ser a distancia, às vezes acho que veio tão tarde, mas tenho fé que pra alguma coisa vá servir.
Apesar dos pesares sou feliz em minha cidade e não troco ela por nenhuma outra. Não sei como viveria se não fosse aqui...
Abraço
Conceição José dos Santos Teixeira (Ceiça Santos)
• Texto justificando a importância do uso da ferramenta Blog. Com base na leitura da Unidade 1 – Cibercultura e Ciberespaço da disciplina Ateliê de Arte e Tecnologia II: Diálogos Intermidiáticos.
É muito importante que em um curso a distancia onde utilizamos a internet que disponibiliza de tantos recurso e nos proporcione o aprendizado significativo é através da Cibercultura fortemente marcada pelas tecnologias digitais que proliferam atualmente, tais como, computadores, internet, mídias móveis e outras tecnologias de comunicação que interconectam as pessoas em diferentes regiões do mundo em uma rede de aparatos de comunicação que modificaram nosso cotidiano, Ciberespaço é o termo normalmente utilizado para se referir a um espaço de comunicações o que acontece que o ciberespaço se caracteriza pelo tempo-real e pela interatividade, estabelecendo em decorrência destas duas circunstâncias novas possibilidades principalmente para o ensino a distancia o Blog é uma da portas que podemos ter um sistema de interligações que não se concentra em um ponto central,mas cujo movimento permite inúmeras conexões, fazendo com que cada ponto da rede seja a sua totalidade então em cada pessoa faz parte dessa rede com prioridade e identidade propria, ou seja tem seu proprio endereço onde pode colocar informaçoes em que outras pessoas vao se apropriarem delas e interagir com comentarios dando sua opiniao a respeito a determinado assunto ali colocado, vejo que o Blog é na verdade uma forma de ensino a distancia com muitas qualidades pois nele comporta muito mais informaçoes que no ambiente virtual da faculdade.
• Carta Cidade Educadora
Lendo a carta Cidade Educadora pude perceber que a cidade é uma grande fonte de informação e ela educa de maneira informal gostei desse parte: “ A cidade deverá garantir a qualidade de vida de todos os seus habitantes. Significa isto, um equilíbrio com o ambiente natural, o direito a um ambiente sadio, além do direito ao alojamento, ao trabalho, aos lazeres e aos transportes públicos, entre outros. Deverá promover activamente a educação para a saúde e a participação de todos os seus habitantes nas boas práticas de desenvolvimento sustentável.”
• Escolha de um artista que trabalha com arte onde envolve o tema cidade.
Escolhi de todos os artistas que estudei que trabalha com Contemporanea um da Arte Conceitual onde ainda continua influenciando, ainda hoje, gerações de artistas. A mais notóriaherdeira contemporânea de suas propostas é a norte-americana JennyHolzer (1950). Holzer trabalha preferencialmente em espaços públicos, promove intervenções urbanas usando canais de publicidade, como out-doors e painéis luminosos, para divulgar frases de efeito
Aqui estão alguns dos locais que percorri na minha trajetoria.
1 Vista da minha casa subindo a avenida sargento leontino
2 decendo a mesma avenida
3 uma rua de frente minha casa
4 Minha casa: terceiro andar. Ateliê segundo andar e no terreo: Bazart Modas, loja de confecções, acessorios e aviamentos com ampla opção para artesanato.
5 Bazar e Papelaria Mozart: onde tambem tem muita opçao de material para artes.
6 Bar do Isaias muro pintado pelo Projeto Magia da Arte
7 Comarques material para construção
8 Celson Sete Moveis: loja de moveis fabricação propria atras numa marcenaria
9 Tropicana: destribuidora de bebidas e Lanraus
10 Foto e Lan rouse
11 Trilha do acai: sorveteria e batidas
12 Salao de beleza
13 Lan Rouse
14 Loja de confecçao e calçado
15 lojas de confecao, padaria e bar
16 loterica
17 lojas de calçado e salao unisex
18 Igreja matriz
20 Laboratorio
21 Loja Modelo: eletrodomestico
22 Residencia
23 Residencia
24 Praça e Prefeitura e camara dos vereadores
25 Piramede.

Nenhum comentário:
Postar um comentário